A SIQuant é uma empresa especializada em sistemas de informação e informação geográfica, tendo realizado vários trabalhos de consultoria e desenvolvimento na área das tecnologias de informação e comunicação, e em estudos na área da Engenharia do Território. Sendo que os sistemas de informação e a utilização de informação geográfica têm um domínio de aplicação muito abrangente, a SIQuant orienta estrategicamente os seus serviços para os domínios das infra-estruturas de utilidade pública, protecção civil, gestão de recursos naturais, administração pública, turismo e ambiente.

Apresenta-se de seguida, de modo não exaustivo, a descrição sintética de alguns serviços e projectos desenvolvidos e ou em curso, com participação ou coordenação da SIQuant. Para cada Caso é indicado o respectivo título, cliente directo (e o indirecto caso se aplique) e uma descrição geral. Nalguns Casos existe ainda referência para mais informações ou sistema produzido.
CasosFeed RSS 
ExcitingTrails no Parque Natural Sintra Cascais

Cliente: CM-Cascais (Agência CascaisNatura)
No âmbito da iniciativa “eXciting Trails”, a SIQuant coordenou e disponibilizou um conjunto de soluções inovadoras para a Agência Cascais Natura, da Câmara Municipal de Cascais.
O principal objectivo desta iniciativa é promover e potenciar o turismo natureza no Parque Natural Sintra Cascais (PNS-C), oferencendo aos seus visitantes formas apelativas e ricas de o conhecerem.
Foram desenvolvidas duas soluções: MobileTrails/CascaisNatura e 3DTrails/CascaisNatura. O MobileTrails/CascaisNatura permite aos visitantes a realização de visitas "reais" no PNS-C apoiadas por um "guia móvel" (usando PDA com GPS). Por outro lado, o 3DTrails/CascaisNatura oferece aos visitantes uma experiência "virtual" de visitação vertiginosa sobre modelos 3D do PNS-C, quer a partir de quiosques multimédias (alguns já disponíveis no centro de Cascais, na Eco-cabana) ou mesmo via Web a partir do portal http://www.percursosportugal.com...
Este projecto teve ainda a colaboração da empresa ZPX e do laboratório de investigação INESC-ID.
ler mais...


Assistentes electrónicos sobre PDA com GPS para percursos pedestres, no PNPG

Cliente: Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês
A SIQuant forneceu serviços de concepção, desenvolvimento, formação e apoio técnico relativo à construção de um sistema de informação de gestão e divulgação de conteúdos relativos aos percursos pedestres, informação de interpretação geral e biblioteca temática do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). O sistema compõe-se genericamente por dois sistemas aplicacionais: (1) uma aplicação Web para permitir a gestão colaborativa dos conteúdos; e (2) uma aplicação para divulgação dos conteúdos, em particular com funcionalidades de navegação e localização com base em mapas geográficos, em ambiente PDA com GPS.
ler mais...


INSAAR - Inventário Nacional de Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais

Cliente: INAG - Instituto da Água
A SIQuant foi seleccionada pelo Instituto da Água (INAG) para garantir a operação, manutenção e evolução do sistema de informação “Inventário Nacional de Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais” (INSAAR). O INSAAR é o instrumento nacional de referência de registo de dados sobre os sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais, incluindo aspectos de natureza física e de funcionamento dos sistemas e aspectos de natureza económico-financeira, relativos aos ciclos urbano, industrial e agrícola da água.
ler mais...


SIGMECentro - Sistema de Informação Geográfico do MEID/DREC

Cliente: Direcção Regional da Economia do Centro – Ministério da Economia e da Inovação
A SIQuant foi seleccionada para garantir o desenvolvimento, operação e manutenção do o sistema de informação geográfica SIGMECentro existente na Direcção Regional da Economia do Centro -Ministério da Economia e da Inovação.
O SIGMECentro consiste numa aplicação com interface Web com objectivos exclusivos de pesquisa e visualização de dados alfanuméricos e espaciais. Sendo utilizado na intranet em Coimbra e na Direcção Geral do Ministério de Economia em Lisboa.


gestBarragens - Sistema Integrado de Gestão da Informação para o Controlo de Segurança de Barragens

Cliente: LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil
A SIQuant foi seleccionada pelo LNEC para garantir o desenvolvimento, operação e manutenção do sistema de informação “gestBarragens – Sistema Integrado de Gestão da Informação para o Controlo de Segurança de Barragens“.
O gestBarragens é um sistema de informação de grande dimensão, constituído por vários módulos aplicacionais (gB-Suporte, gB-SistemaObservação, gB-Documental, gB-InspecçõesVisuais, gB-SIG e gB-Modelos) que permite a monitorização e controlo da segurança das barragens de betão. É um sistema promovido pelo LNEC, e actualmente também usado pela EDP, enquanto referência como dona de barragens portuguesas.
ler mais...


WebC-Docs - Sistema de Gestão Documental para diferentes organizações

Cliente: – entidades várias
A SIQuant concebeu e desenvolveu um sistema de gestão documental, WebC-Docs, acessível via interface Web, adaptável a diferentes requisitos organizacionais, podendo ser configurado e utilizado em diferentes cenários de aplicação. O WebC-Docs é desenvolvido sobre a plataforma de gestão de conteúdos WebComfort (www.webcomfort.org), apresentando, consequentemente, um elevado nível de integração das funcionalidades de gestão documental com as funcionalidades comuns de gestão de conteúdos ao nível de aplicações e portais Web. O WebC-Docs pode ser usado exclusivamente como sistema de gestão documental ou, complementarmente, de forma integrada num website ou portal organizacional.
Este projecto teve a colaboração numa primeira fase do INESC-ID enquanto parceiro tecnológico e o grupo EDM/EDMI enquanto parceiros utilizadores.
ler mais...


Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela

Cliente: Construtora Abrantina (CM-Seia)
A SIQUANT coordenou e desenvolveu o Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela (SRV-SE) para o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) da Câmara Municipal de Seia (CM-Seia).
Este projecto integra, entre outros aspectos: (1) o Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela (SRV-SE); e (2) a produção de um Filme Tridimensional (SRV-SE/Filme – Viagem à Serra da Estrela) com possibilidade de visualização estereoscópica, dando aos seus espectadores uma experiência de navegação imersiva.
O SRV-SE é um sistema multimédia que permite navegar pela Serra da Estrela, explorando e visualizando conteúdos 3D, proporcionando uma visita virtual em tempo real a este importante espaço natural e histórico-cultural de Portugal. O SRV-SE está disponível nas instalações do CISE em quiosques multimédia. O CISE é um instrumento essencial na execução da política ambiental do Concelho de Seia, tendo como principais actividades: a interpretação da Serra da Estrela; o apoio à investigação; a promoção de um Turismo de Natureza ambientalmente correcto..
O SRV-SE constitui um exemplo importante do uso das tecnologias de Informação Geográfica e de Realidade Virtual para o desenvolvimento de aplicações turísticas modernas. A realidade virtual é uma tecnologia capaz de ultrapassar várias das limitações que caracterizam os outros meios de disseminação de informação (ex.: brochuras) ao permitir iludir os sentidos através de um conjunto de sensações, tais como a visão, a audição, e o movimento, transportando o utilizador para dentro de um “mundo, espaço” virtual.
Este projecto, coordenado pela SIQuant, envolveu a participação multidisciplinar de outros parceiros, nomeadamente do INESC-ID/DIGraSys, da Caixa D'Imagens e do Núcleo 7 do ICIST.
ler mais...


Assessoria técnica e acompanhamento do projecto SIG-C-Gás

Cliente: Portgás S.A.
A SIQuant realizou o projecto de acompanhamento e assessoria técnica relativa ao desenho e implementação do sistema de gestão do cadastro da rede de gás natural da Portgás (SIG-C-Gás), desenvolvida pela empresa Logica (ex-Edinfor).